hora da colheita

VÍDEO: clima seco e quente beneficiou produção de uvas na região

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Quando o verão chega, a paisagem dos vinhedos se transforma e belos cachos de uvas aparecem entre as folhas das videiras. O aroma doce da fruta chama atenção e a presença das abelhas anuncia que é época de colheita.

VÍDEO: lojas puderam abrir neste feriado de Carnaval em Santa Maria

Quem conhece uma região vitícola sabe que esta época é um período de muito trabalho para os produtores de uva. Mesmo que esta fase de colheita possa se estender até o fim de março, o clima mais seco deste verão antecipou as safras em algumas vinícolas da região, como foi o caso da Velho Amâncio, de Itaara.

Veja mais no vídeo:


O assistente técnico regional da Emater em Santa Maria, Francisco Palermo, confirma que o clima cooperou com o desenvolvimento e amadurecimento das frutíferas.

- Os meses de dezembro e janeiro foram quentes e com precipitação abaixo da média-padrão, o que não foi tão benéfico para os produtores de arroz, soja e milho, por exemplo. Para os produtores de frutíferas, o calor com pouca chuva, aumentou o grau brix do fruto. Isso quer dizer que a concentração de açúcar na fruta é maior - diz Francisco. 

Último equipamento para fábrica da Cyrilla chega na próxima semana

Alisson Celmer, membro da diretoria da Associação dos vitivinicultores do Vale Central Gaúcho, espera que o mercado da uva e do vinho cresça cada vez mais.

- A associação existe há cerca de 4 anos e nos reunimos para organizar eventos, cursos e compartilhar experiências. Somos 7 associados na região e cada um tem sua especificidade em relação a colheita. Alguns colhem em quantidades maiores do que outros, mas todos empenhados em fazer um bom vinho. A partir de maio, com o Dia do Vinho, começam os eventos na nossa área - conta Celmer.

Vinícolas da Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cresce a projeção de perdas na soja na região Anterior

Cresce a projeção de perdas na soja na região

Próximo

Conta de luz não terá cobrança extra em março

Economia